sábado, 3 de janeiro de 2015

Livros | 50 Desafios Literários para 2015

Há uns dias atrás, pouco antes da virada do ano, algum usuário do 9GAG postou um desafio literário a ser cumprido em 2015. Achei a ideia maneiríssima, porque estimula e muito a leitura, dando 50 missões diferentes para o leitor ir matando ao longo do ano.

Entre elas, por exemplo, há coisas como "ler um livro que virou filme", "ler o primeiro livro de um autor famoso", "ler um livro que você tem e ainda não leu" e até "ler um livro de mais de 100 anos", entre muitas outras, fáceis ou extremamente difíceis (Um livro escrito por um autor com suas mesmas iniciais vai ser foda).


Pra dar uma ajuda, eu traduzi livremente os desafios e montei um arquivinho no Google Docs pra você baixar, imprimir e colar aí no seu cantinho e ir ticando conforme vai acabando com os desafios. Se você manja de inglês, recomendo o original, que você acha lá nesse link, porque bem... eu não sou um tradutor profissional, né?! Nunca se sabe...


Para baixar o desafio em português, basta:


Recomendo também a leitura deste texto aqui, do Julien Smith para o Papo de Homem, onde dá algumas dicas de como fazer para ler UM LIVRO POR SEMANA. Ano passado eu li o texto em agosto, e tentei correr o máximo possível, mas fiz meros 28 (2 a mais que a metade do que deveria ter lido). Com isso eu quero dizer que, para dar certo, você precisa começar agora, campeão. Então, bora?
TBR Book Jar é Isso Aqui

Por último, eu recomendo a criação de uma conta no Skoob (caso você ainda não tenha uma), para gerenciar a coisa toda e a montagem de uma TBR Book Jar, que nada mais é do que uma jarra com os nomes dos livros que você tem aí, prontinhos para serem lidos, dobrados em papéis diversos que permitirão que a suprema força aleatória do universo escolha o próximo livro que você vai ler, para fazer você enrolar menos quando acabar um livro anterior. Eu achei útil e vou fazer uma aqui!

Então, é isso... Desejo a todos um 2015 cheio de boas páginas pela frente. Em breve volto para falar mais das minhas aventuras literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário